Meio Ambiente

A Chapada Diamantina apresenta uma natureza exuberante e intocada. Paisagens de tirar o fôlego literalmente que são exploradas diariamente por turistas aventureiros de diversas partes do mundo. Ao total são 84 mil quilômetros quadrados com 152 hectares somente dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Em meio a toda natureza da Chapada da Diamantina estão planícies, grutas, montanhas, rios, cachoeiras e lagos.  O relevo da região é montanhoso apresentando altitudes que variam entre 400 até 1.600 metros. O clima que predomina dentro do Parque da Chapada Diamantina é o tropical semi-úmido, porém, em algumas partes da região apresentam um clima semi-árido.

As grutas são um dos pontos mais fortes de visitação da Chapada Diamantina e podem ser encontradas na região toda. A maioria possui formações de rochas calcarias, glaciais e sedimentos gnáissicos.

Em Lençóis há grandes áreas de Mata Atlântica espalhada por desfiladeiros, morros e grutas. Assim como nos demais municípios que compõem a Chapada Diamantina existem diversas espécies de flora e dentre as mais vistas estão orquídeas unha-de-vaca, bromélias, sempre-vivas e gravatá-de-cacho.

A fauna da Chapada Diamantina tem diversas espécies de mamíferos, aves e répteis. Entre morros escondidos na vegetação típica estão aves como a arara-pequena, curiós e periquitos. Podem ainda ser vistos animais maiores como capivaras, onça-pintada e veado. E dentre os répteis estão cobras do tipo jibóia e sucuri.

Com uma rica e diversificada natureza é comum que a preocupação com o meio ambiente e a caça aos animais seja primordial entre os moradores de todos os municípios da Chapada Diamantina. A cidade de Lençóis conta com grupos e Organizações Não Governamentais (ONG) que fiscalizam e mantém presente na população e turistas a importância de preservar toda a flora e fauna do Parque Nacional da Chapada Diamantina.