Serra das Paridas

Um passeio totalmente diferente por um dos pontos de visitação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Serra das Paridas remete os visitantes aos tempos primórdios das cavernas. Trata-se de um complexo arqueológico localizado em Lençóis formado por 18 sítios com milhares de gravuras de representam animais, pessoas e figuras geométricas. O nome Serra das Paridas se deve justamente a uma destas figuras, a de mulheres de cócoras representando um parto. Aliás, os desenhos descobertos na Serra das Paridas tem diversas gravuras curiosas como também a de animais pré-históricos.

A Serra das Paridas na Chapada Diamantina foi descoberta no ano de 2005 por catadores de frutas (mangabas) após um incêndio florestal na região. Desde então, apareceram milhares de desenhos que resistiram ao tempo e a todas as condições climáticas. As cores das gravuras da Serra das Paridas são originadas de pigmentos minerais, como o manganês e o óxido de ferro. As gravuras estão nas enormes pedras espalhadas pelo complexo da Serra das Paridas na Chapada da Diamantina.

Para chegar até a Serra das Paridas o percurso é por Lençóis e é um ponto de visitação relativamente de fácil acesso. O complexo está situado a cerca de 36 quilômetros da cidade de Lençóis e o trajeto de uma hora é realizado por uma estrada de terra.