Turismo de Observação de Aves

passaros

passaros

A Chapada Diamantina tem recebido vários turistas para “Observação de Aves”. São inúmeras, das mais belas aves do Brasil. Na Bahia existe o “ Clube de Observação de Aves da Bahia “, são vários os clubes no Brasil, sendo o primeiro formado na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. O turismo consciente de observação de aves para a preservação das espécies, vem crescendo no país e no mundo, são pessoas que valorizam as aéreas naturais do meio ambiente. Entre eles estão fotógrafos que fazem publicações em revistas e páginas para o mundo ver, também pesquisadores descobrindo sobre a fauna e fora.
Brasil, Colombia e Peru lideram o ranking desta atividade. O ecoturismo no Brasil já atingiu cerca de 50 destinos no país.
Existem cerca de 2.000 espécies em todo o país, são quase 400 espécies de aves entre o cerrado, mata atlântica e caatinga da Chapada Diamantina. Cerca de 10 espécies são endêmicas (só existem na chapada diamantina).
No século passado a cidade de Lençóis já foi palco para o Encontro Nacional de Observadores de Aves do Brasil.
Nos anos 90 foi feito o primeiro levantamento de espécies. As espécies raras são o pica-pau bufador, o beija-flor-de-gravata-vermelha, marias-pretas, sabiás, tibirros rupestres, cardeais, entre muitos outros que colorem a paisagem do lugar. Espécies que ainda não eram conhecidas, foram descobertas por estudiosos que visitavam o local e continuam a observar em busca de mais uma nova ave.