Conheça a História da Chapada Diamantina

canion do buracão

canion do buracão

A relação da Chapada Diamantina com o turismo é bastante recente. No século 17 esta região da Bahia, que era habitada por índios, foi invadida por negros e portugueses. Neste período a economia local tornou-se a agropecuária. Desta forma a região passou a ser povoada gradativamente por fazendas e pequenas comunidades denominadas quilombos.

Anos mais tarde, quando foi descoberto ouro iniciou o ciclo do garimpo que durou por quase um século e, mais tarde a descoberta do diamante que durou vinte e seis anos. Durante todo este período a população aumentou e foram feitas importantes estradas rodoviárias para transportar minério que ligava toda a região. Neste período a região exportava ouro e diamante para países como França, Inglaterra e Alemanha.

Foi durante o ciclo do diamante que se criou novos povoados como Barra da Estiva, Rio de Contas, Igatu, Andaraí, Lençóis e Morro do Chapéu e a partir daí a região passa a ser chamada Chapada Diamantina, alusão à fartura do mineral e sua formação geológica.

No início do século 20, com a decadência do ciclo do diamante e seu fim, começa a era dos coronéis e o poder pelo território. No final do século passado, durante 16 anos, a economia da região foi reaquecida pela extração mecanizada de diamantes. A extração foi proibida e foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina e assim começando sua relação com o ecoturismo.