A culinária na Chapada Diamantina

moqueca de jacaPoucos sabem, mas a culinária regional da Chapada Diamantina é bastante rica. São diversos pratos típicos que agradam aos locais e aos turistas.
Os principais pratos servidos na Chapada Diamantina e região são o Godó de banana é um ensopado com carne do sol e banana verde; o Cortado de Palma é um tipo de cacto do sertão nordestino e é servido refogado e em cubos; a Farofa de garimpeiro é feita com carne do sol frita e temperada, depois ela é seca e prensada, como paçoca; a Receitas da Jaca incluem o Pastel de Palmito e a Moqueca de Jaca. Algumas destas receitas podem parecer estranhas a primeira vista, mas logo caem no gosto dos turistas que visitam o Vale do Capão.
O café é outra especialidade da Chapada Diamantina e é conhecida como café gourmet especial, sendo os grãos considerados de altíssima qualidade graças à altitude acima de 1300 metros, a maior do Brasil.
O mel orgânico é um dos principais produtos da região e já foi premiado nacionalmente. Seu nome é mel Flor Nativa e pode ser encontrado em algumas capitais do Brasil. Por fim, a cachaça da região da Chapada Diamantina é considerada uma das menores cachaças nacionais e por isso é exportada para diversos países.