Poço Azul da Chapada Diamantina

O famoso Poço Azul é um verdadeiro espetáculo da natureza. O nome é dado pela cor da água que fica azul pela incidência de raios de sol, que dão luminosidade ao poço e deixam sua água azul. Os raios de sol variam conforme a época do ano e horário. O melhor período é entre fevereiro e outubro no horário perto do meio dia, pois os raios solares entram no poço e ao refletirem na água formam um espetáculo.

Este é um dos poucos poços da Chapada Diamantina que é possível fazer mergulho. Por isso a procura para visitação é bastante grande, durante a alta temporada há fila de espera. É permitida a entrada somente de vinte pessoas e durante somente vinte minutos. Na baixa temporada a visita pode durar até quarenta minutos.

A limpeza da água é algo impressionante. O poço tem de vinte a sessenta metros de profundidade e pode-se ver o fundo do poço com tamanha nitidez que dá a impressão aos que estão fora, que os mergulhadores estão flutuando nas águas azuis. Para manter a limpeza da água os turistas devem banhar-se antes de entrar e é proibido o uso de cremes e protetores.

O Poço Azul está localizado dentro de uma fazenda no lado lesta da Chapada Diamantina, no município de Nova Redenção. O Poço está em uma propriedade particular e por isso é cobrada a taxa de R$15,00 na entrada.